O Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ) 2013-2033 é um plano de desenvolvimento para tornar Niterói “a melhor cidade do Brasil para se viver e ser feliz”. Ele define a visão de longo prazo da cidade e orienta políticas públicas e investimentos para 20 anos, buscando gerar impacto a partir da definição de desafios e metas que busque o desenvolvimento econômico-social e a evolução da qualidade de vida dos niteroienses.

UMA NOVA NITERÓI

Ao olhar em retrospectiva para 2013 é possível ter uma visão geral do longo caminho percorrido até aqui. Os últimos anos foram transformadores para Niterói nas mais diversas áreas. Desde o dia emblemático da reabertura do Getulinho ou da primeira detonação do Túnel Charitas-Cafubá, quando provamos que uma lenda urbana na cidade poderia se transformar em realidade.

Com um amplo processo de escuta da população e entidades representativas, construímos o Niterói Que Queremos, Plano Estratégico que balizou a atuação da Prefeitura Municipal de Niterói.

As dificuldades financeiras naquele 2013, comuns à esmagadora maioria dos municípios brasileiros, foram um dos maiores desafios para construirmos a cidade com que sonhávamos. Precisamos fazer um longo e trabalhoso dever de casa. Priorizamos uma administração moderna, profissional, técnica e responsável, com cortes de gastos desnecessários para equilibrar as contas públicas. Com muito esforço, superamos um momento de crise, mesmo em um cenário adverso no Brasil e, em especial, no Estado do Rio de Janeiro.

Os esforços deram frutos e foram reconhecidos por entidades independentes. O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2020 confirmou que Niterói, além de ser a cidade de melhor qualidade de vida no estado, conquistou a primeira posição em gestão fiscal segundo o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Como chegamos até aqui?

Que niterói nós Queremos?



Carteira de Projetos (2013 - 2016 e 2017 - 2020)

O processo de construção do Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013 - 2033 mobilizou milhares de niteroienses – cidadãos, líderes comunitários, empresários, acadêmicos e parceiros – em um trabalho para definir as áreas de atuação prioritária para investimentos dos recursos da administração pública. Realizado em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), esse processo incluiu a definição e gestão de prioridades; entrevistas, congressos e pesquisas de opinião; diagnóstico dos últimos 20 anos e construção de cenários para Niterói 2033, resultando no Planejamento Estratégico de longo prazo e na definição de uma carteira de projetos estratégicos para o ciclo 2013 – 2016.

Para garantir a execução dos compromissos planejados, o Escritório de Gestão de Projetos (EGP), através do seu Núcleo de Gestão Estratégica (NGE), é responsável pela estruturação, monitoramento e dinamização da execução dos projetos estruturantes do município, para alcance de seus objetivos e metas. Com o trabalho baseado na metodologia Gestão para Resultados e reconhecido por sua qualidade técnica e organização, o NGE assume um papel de construir pontes e qualificar diálogos.

Com os resultados obtidos no primeiro ciclo 2013-2016, o grande desafio foi garantir o alcance das metas pactuadas para 2020, sem perder de vista o compromisso com a visão de futuro da “melhor cidade para se viver e ser feliz”. Para isso, foi construída uma nova carteira de projetos estruturadores que conduziu a atuação prioritária da Prefeitura de 2017 a 2020.

Publicações

...

Fale Conosco

  • Funcionamento
  • Segunda – Sexta | 09h às 18h

Links Rápidos


Visitantes (desde Janeiro/2022)

  • 1699

Siga-nos

© Copyringht 2024. Todos os direitos reservados | Prefeitura Municipal de Niterói